Diablo IV chegará no dia 6 de Junho de 2023 e sua Pré-Venda já está disponível para as seguintes plataformas: Windows, Xbox One, Xbox Series S/X, PlayStation 4 e PlayStation 5.
Mas os Portões do Inferno foram abertos antecipadamente entre os dias 17 e 20 de março, quando jogadores do mundo inteiro que adquiriram a pré-venda de Diablo IV conseguiram acessar o beta do game.
Eu fui um destes privilegiados, joguei por horas sempre atento a tópicos importantes como história, gráficos, gameplay, bugs e outros fatores. Agora venho trazer essa análise para você que não teve a oportunidade de testar o game, ou precisa de uma segunda opinião sobre Diablo IV.
Ad
Sendo sincero, eu fiquei com muito medo de me frustrar, ainda mais depois das críticas negativas em cima de Diablo Immortal, mas o IV superou as expectativas e mostrou o porquê desta franquia fazer tanto sucesso.
História de Diablo IV
O RPG foca bastante na história e com várias cutscenes, logo no início vemos a invocação de Lilith. A Filha do Ódio retornou ao Santuário.
Ela corrompe e ludibria vários humanos, alguns inclusive fazem rituais e cultos por idolatrarem Lilith. Essa nova era trouxe traições, um humano tentando enganar o outro, brigas entre mãe e filha, ódio contra outras religiões entre outros problemas, e tudo isso faz a história ser ainda mais cativante e surpreendente, eu mesmo não esperava por todas as reviravoltas já no início do game.
Em uma das cenas, os humanos se revoltam contra a própria religião de forma cega e violenta, espancando o sacerdote da catedral em que frequentavam, apenas para agradar Lilith.
Nosso personagem consegue ver acontecimentos passados por meio das Pétalas de Sangue, que revelam algumas cenas incríveis da Filha do Ódio, gerando alguns mistérios interessantes que serão revelados ao desenrolar do enredo.
Logicamente, não temos acesso à toda a história do jogo, porém, o que nos foi apresentado está muito bem feito e teve ótimas repercussões dos fãs. Até então, a Lilith está sendo uma ótima antagonista (um dos melhores vilões da franquia), além dos plot twists ao longo da trama.
Gráficos e Sons
Como já foi mencionado, o título traz inúmeras cenas entre as missões, o que aumenta (e muito) a nossa imersão no game, e claro que nessas horas nós esquecemos a gameplay e focamos na história, gráficos e efeitos sonoros.
A história já mencionamos anteriormente, iremos focar nos outros dois pontos agora.
Os gráficos são lindos. Me sinto dentro de um filme, os cenários e os detalhes dos personagens e objetos chamam a atenção, eu amei. O jogo também é um pouco “violento”, às vezes nos deparamos com tripas de animais por exemplo, e está tudo muito bem feito, se equiparando com o mundo real.
A pele e os detalhes dos personagens também são surreais, ficou impressionante.
Sobre os sons, são indescritíveis, eu joguei todo o tempo com um bom headset, e sinto que isso melhorou ainda mais a minha experiência. Durante algumas cinemáticas, ouvimos sons de galhos, carruagens, e eu me senti literalmente dentro do ambiente de Diablo IV.
A trilha sonora e dublagem também são muito boas e atraentes, mas o destaque aqui vai para os gráficos e efeitos sonoros. A Blizzard sempre teve ótimas performances nestes quesitos, e mais uma vez está de parabéns!
Ambientação de Diablo IV
Eu já mencionei violência, sangue e tripas de um cavalo. É possível perceber que a ambientação de Diablo IV é bem mais violenta que a de seu antecessor.
Ad
Além disso, o game aposta em um tema bem mais dark e sombrio, relembrando os clássicos. Essa temática casa bem com a história agressiva e cheia de mistérios.
Classes de Diablo IV
Provavelmente o único ponto em que o novo lançamento da Blizzard sai perdendo, contendo apenas 5 classes para você: Bárbaro, Mago, Renegado, Necromante e Druida.
Como o meu foco foi a história e a progressão, não tive muito tempo para criar novos heróis, e foquei apenas em dois: um Renegado e um Mago.
Posso-lhes garantir, as duas classes são incríveis e muito divertidas.
O mais legal é que cada classe possui uma árvore de habilidades, onde você pode especializar seu personagem do jeito que quiser.
Eu joguei muito de Renegado, e foi possível ver habilidades de curto alcance, outras à distância, o game oferece vários estilos de combate para os mais diversos jogadores.
Também percebi que tinham habilidades “passivas” focadas em um bônus específico, como acerto crítico, velocidade de movimento, velocidade de ataque ou roubo de vida.
Apesar de serem poucas classes, elas são divertidas, bem feitas e podendo se especializar em algum quesito por meio desta árvore de habilidades. É melhor termos 5 ótimas classes, do que 10 classes chutadas e chatas, então mesmo sendo poucas, eu gostei do resultado.
Gameplay e Combate
Já que falamos de classes e habilidades, por que não emendar nos combates?
Para muitos essa é a parte mais importante de algum jogo, e ela não nos decepciona. A cada minuto, ondas de inimigos aparecem para nos eliminar, então a luta está bem presente no game. As inúmeras habilidades e estilos de combate também te ajudam a não enjoar.
Se você não tem costume de jogar Diablo, talvez pode confundir alguns comandos durante as batalhas, pois o mesmo botão que usamos para andar, também usamos para golpear os inimigos.
É bem difícil de jogar assim, e se você for de longa distância, terá que ficar arrastando o mouse para trás (para fugir ou “caitar”), e logo mover radicalmente para frente (pensando em golpear os inimigos). Isso pode gerar alguns miss clicks, fazendo você errar alguns golpes ou até mesmo andar para o lugar errado.
Mas mesmo que você tenha um pouco de dificuldade, rapidamente irá se acostumar, no nível 7 de habilidade, iremos liberar outros espaços de habilidades, que utilizam os números do teclado ao invés dos botões do mouse. Então você poderá andar para trás com o mouse, e bater na frente com o teclado, tornando sua gameplay mais eficiente.
Bugs do Diablo IV
Será que Diablo IV apresenta muitos bugs? É o que veremos agora.
Joguei um Beta antecipado, então já era esperado encontrar alguns bugs, mas foi bem mais tranquilo do que imaginei, e anotei apenas 3 problemas.
Primeiramente, algumas legendas estão atrasadas em comparação com o áudio e cenas do jogo, o que pode incomodar um pouco.
Ad
Depois tive um problema de conexão com o servidor, também vi outros jogadores relatando este erro, mas só me aconteceu uma vez, e de novo, estamos tratando de um beta antecipado, é normal acontecer erros.
Por fim, percebi que em alguns casos, quando ia soltar uma habilidade, a animação acontecia duas vezes. A skill em si era lançada apenas uma vez, mas a animação se repetia.
Para um jogo em desenvolvimento, se desempenhou muito bem, sem nenhum travamento. Os bugs foram pequenos (pelo menos comigo), e imagino que a Blizzard irá consertá-los sem maiores dificuldades.
Vale a pena comprar Diablo IV?
O jogo pega os poucos pontos positivos que Diablo Immortal trouxe, junto a familiaridade com os recursos e progresso dos Diablos clássicos, misturando o melhor dos dois mundos.
Então, o jogo é encantador, foi uma experiência única e vai melhorar ainda mais até o dia do lançamento. Mas não podemos relevar a questão do valor, a Blizzard basicamente pegou o preço do jogo em dólar e repassou diretamente para o real, fugindo totalmente da realidade do nosso país.
A edição Padrão (mais básica) está saindo por R$349,90, sendo mais caro que outros lançamentos.
A versão Ultimate custa R$499,00. Independente da plataforma (PC, PlayStation, Xbox), os preços são os mesmos.
Para os que têm uma boa situação financeira, e podem gastar entre 350 e 500 reais num jogo, comprar Diablo IV será uma ótima escolha, apesar de ser caro, ele entrega muito mais que outros jogos de 200 reais.
Na minha opinião, Diablo IV leva uma nota 8,5 de 10, o game é perfeito quando se trata de história, diálogos, gráficos e efeitos sonoros. Poder seguir diversos caminhos diferentes de uma classe quando se trata de habilidade é incrível, mas o combate não é tão diferente quando comparado com os outros títulos da franquia.
A questão de bugs e valores não foram levadas em consideração para a nota final; o preço é relativo, vai da realidade de cada um. E os bugs foram pequenos e irrelevantes, ainda mais se tratando de um beta antecipado, como já mencionado, imagino que a Blizzard irá resolver até Junho.
Em suma, se você se considera fã de Diablo ou RPG, e tem uma boa condição econômica, pode comprar acessando este link.
Por hoje é só! Espero que tenha curtido o nosso artigo, te vejo em Santuário e até mais!
— Comentarios1
Exylem • 21/05/23
Denner Willian • 23/03/23
Pedro Lucas Fer • 23/03/23
Se el primero en comentar